um convite

 


    Tem uma amiga da família que a irmã dela está entubada com a COVID, ela não tem tido grandes melhoras, minha mãe, ela faz isso com uma grande frequência, me perguntou o que dizer, rapidamente minha mente cuspiu umas três palavras de como reagir àquela situação. E foi ridículo, não as palavras, mas a situação, foi ridículo três palavras prontas quando tudo o que vivemos é inominável. 

    Tem um livro, um dos meus preferidos, que se chama "No meio ao Caos" que fala sobre os processos de luto e as amizades, ele fala sobre os clichês gospéis de dizer que tudo vai ficar bem, que Deus está no controle e Ele sabe o melhor.... Não que essas coisas sejam mentiras, elas são autências, mas o chamado nunca foi para sermos robôs e repetirmos essas palavras quando não entendemos o povo, quando não entendemos o que falamos, quando nos esquecemos do verbo que habitou em nosso meio e sentiu fome. No entanto, é sobre sentir as dores.

    À medida que a vida passa, criamos proteções, mecanismos, falas ensaiadas, expressões faciais, dor e comoções parcas em meio a uma velocidade que nos obriga a sermos produtivos. O tempo todo. Inclusive, dentro de uma pandemia com fome e guerras e subguerras como um bônus. É violento o ato de continuar sem olhar para o lado, como o levita ignora o samaritano. É violento ter palavras para poder continuar o tempo todo. E eu odeio tê-las. "Vamos!", soa, às vezes, como "enquanto eles dormem, estudem!" 

    Os ossos podem ser fracos o suficiente para clamarmos pelo vento do Espírito. 

    No entanto, este texto não fala especificamente a respeito das nossas reações apenas, mas do outro, da visão que temos a respeito do outro, de como habitamos neste mundo e nos comportamos diante dele. Onde quero chegar é: dói? Poderíamos fazer uma longa e dolorosa lista de coisas que estão acontecendo a nível mundial: abre o twitter, liga a TV, lê o jornal... Não, eu não quero que você entre em um quarto escuro e diga que não vai se levantar mais, eu também não desejo isso para mim, mas a questão é: DÓI? Se não, deveria doer, a falta de dor é sinal de doença. 

    "Chorai com os que choram", "Ter misericórdia", pôr o seu coração na miséria do outro, não apenas tocar nas feridas, mas como tê-las no seu próprio corpo, pois o seu coração está intensamente naquele lugar. O nosso corpo tem os seus momentos de suspensão, depois de tanta dor, ele cria uma casca de cebola para se defender, mas paremos de nos defender... Temos um defensor. Dói que o outro não tem? Um pai de família perder o emprego, ver o seu negócio entrar em falência e agora ouve a sua própria filha pedindo comida e tudo que ele tem para responder é... "não tenho". Isso não dói nem um pouco? Você chora?  

    Neste mês de maio, tenho muitas coisas para fazer, estou anestesiada nesse sentido, eu só corro tentando não deixar nada em falta, confesso que não penso em muitos momentos, faço e rio e penso: vai passar. Respondo mensagens, digo que tudo vai ficar bem, esqueço do Deus que fez carne sentou entre nós e não apenas ouviu, mas sentiu nossas dores ao ponto de ser chamado de homem de dores. Dor não é pecado, nem estou chamado ninguém para a melancólia... Não crie subterfúgios para algo que está claro. Não crie mecanismos para que você possa se defender, para que eu mesma possa me defender.  Você não está sendo forte em meio ao caos, você está esquecendo do choro, do silêncio, de sentar-se ao lado enquanto o outro sofre. [sim, existe uma tristeza que não é legal. veja 2 Cor. 7]

    Numa conversa de Whatsapp sentimo-nos obrigados a corresponder o outro, nem sempre o emoji choro diz o dito. Não podemos abraçar, não podemos tocar nas mãos dos nossos enlutados, daqueles que sentem fome, mas no seu quarto, você tem um momento de sentir a dor daqueles que clamam dia e noite por justiça? Ah, meu amigo... Não corra para cumprir as suas tarefas, eu sei que a gente acorda no horário de despertar, no horário de corresponder, no horário de "viver", mas e se tudo for maior que isso e você está sendo convidado para chorar? E se você não precisar mais justificar a sua resposta ou responder sim ou não, mas como uma criança chorar? 



Aqueles que choram serão consolados.


-gratefulness holy spirit. 

Comentários

  1. às vezes eu fico tentando encaixar você dizendo que é superficial, por ser tipo 7, com seus textos e simplesmente não consigo. obra do ES, eu associo. eu amo seu coração porque sei que sua escrita tem muito dele (dEle). obrigadaaa, Ni 💚

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas