8 mulheres de fé escrito por Haykin

     Quer a verdade? Eu tenho medo de escrever resenhas, medo de várias coisas que isso pode conflitar na minha mente, mas esses dias... Ah, eu tava conversando com minha mãe sobre esse livro, 8 mulheres de fé, e desejei tanto falar aquilo para outras pessoas e me perguntei: por quê não?

      Eu amo biografias, e a cada dia que passa tenho amado mais saber sobre as mulheres na história do cristianismo, pois claramente elas existiram, e continuam a existir, contudo ainda não são tão conhecidas como os seus contemporâneos. O 8 mulheres de fé é um daqueles livros que te roubam primeiramente pela capa - li pelo kindle, mas há tempos o vi na livraria e fiquei "Meu DEUS! CAPA DURA! QUE FONTE MARAVILHOSA!!!", (porém kindle unlimited é o que temos para hoje) e não fica por aí, ele é completo: história, teologia, mulheres, uma boa escrita, a diagramação é tranquila e as ilustrações tão delicadas que devem ser também pontuadas. 


      Então... Nesse livro Haykin fala sobre oito mulheres de fé entre o período de dois séculos,  XVI e XIX, que contribuíram na história da Igreja pelo mundo.  Algo que  me chamou bastante atenção foi na escolha do autor a respeito dessas mulheres, há uma multiforme manifestação da feminilidade em cada uma, teóloga, rainha, missionária, mãe, esposa... Não há uma fórmula que dite o lugar da mulher (lugar da mulher é onde Deus quiser!), pois cada qual se destacava em algo e cumpre, ao seu jeito, a frase de Elisabeth Elliot "let be me a woman", elas eram mulheres e não fugiram disso, pelo contrário tinha prazer, e não vergonha, e há uma firmeza, assim como Débora, em ser o que foram chamadas para ser dentro dos conflitos vividos. 

    O livro contém 230 páginas e são 8 histórias, ou seja,  é tudo contado de forma sucinta, mas com uma referência bibliográfica bastante extensa - o que para mim soou como um ato de cuidado de Haykin que é historiador. Mesmo sendo histórias em flashes é possível imergir nas aventuras, a família Judson me pegou de jeito, cá entre nós... Que carta de pedido de casamento foi aquela? Se eu fiquei caída por Adoniram? Com todo respeito, é claro que sim! Assim como fiquei desejosa a enviar cartas para Esther Edwards Burr e fazer um pedido de amizade - e me autoconvidar a ir na casa de sua mãe, e ela me ensinar um pouco sobre ser piedosa, Sarah Edwards é um exemplo de ser idônea. 

    Infelizmente não há livros que essas mulheres sejam autoras, não que eu conheça (exceto os livros da Jane Austen, é claro), mas estou muito feliz somente em ver adjetivos e artigos definidos no feminino (heroíNAS da fé), obrigada aos escritores, pesquisadores que tem se dedicado a isso (Um beijo, Rute Salviano!)  não é drama, não é mimimi, é gratidão! Por exemplo, eu já conhecia a história de Adoniram Judson através do livro "Eles morreram pela fé - Juan C. Varetto" e que ao falar sobre Adoniram muitas vezes a imagem construída na minha mente era de homem solteiro que foi para Índia fazer missões, sua mulher, Ann, aparece na última página sendo coadjuvante em sua história, me fazendo questionar "ué? ele era casado?" (não há problema em estar em segundo plano - tenho tentado aprender isso - mas a questão é: ele era um homem casado, e ela foi tão importante na Birmânia quanto ele, o filho de W. Carey os descrevem como ideais para obra, sim, no plural e não singular). Agora, depois de ler 8MF sei que eles dois viajaram durante 4 meses para Índia, e incessantemente estudaram juntos sobre batismo, ela, tão inteligente quanto ele, era uma mulher piedosa e largou tudo, assim como seu marido, na América para viver e morrer por Cristo do outro lado do mundo. (SIM, estou amando os Judsons). 

   Francamente, quero aprender a ser uma mulher, ser bem sucedida sendo mulher e não ter uma imagem embaçada dessa figura ao ponto de roubar coisas do homem para possuir uma imagem legal e ter mulheres as quais eu possa me inspirar me ajuda nesse caminho. Deus criou a mulher com um propósito, e esse se manifesta de forma tão diversa que o melhor que posso fazer é desfrutar dessa diversidade, e conhecer esse propósito,  a glória seja dada a Ele por essas mães da fé que abriram caminhos para podermos passar, e não foi um caminho nada fácil.

Acho que é isso, não foi aaaaaaaaa resenha maravilhosa, mas, foi um compartilhar de coisas que ficaram na minha mente. Não citei as outras mulheres aqui na resenha, e isso não quer dizer que elas não me chamaram atenção, cada uma cooperou de algum modo ao que o Pai quer de mim, com certeza. E, você, já leu esse livro? Conhecia essas mulheres? Ficou com vontade de ler? 

LINK PARA COMPRA.

com amor, nicole
Soli Deo Glória
Obrigada Espírito Santo

Comentários

  1. fiquei com muuuuita vontade de ler. SOCORRO! Mais um livro incrível. Mais uma resenha maravilhosa <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas